domingo, 28 de dezembro de 2014

Diário Da Miss: o que há de novinho no treinamento!

Olá amigos do Vida De Miss!
Sejam todos bem-vindos a mais rescente atualização do Diário Da Miss com tudo que há de novinho sobre o treinamento!
Os treinos continuam a todo vapor. Na academia o treinamento seguiu até a última segunda-feira (22 de dezembro), último dia da minha participação este ano e na terça a Studio entrou em recesso devido às festividades de fim de ano, com retorno das atividades anunciado para o dia cinco de janeiro.
Cabe frisar que os trabalhos realizados pelos meus treinadores Fábio e Luciano são propostas diferenciadas que juntas se complementam, pois atendem satisfatoriamente as minhas nececidades e aos objetivos que busco.
Assim, enquanto nas segundas-feiras meu treinador Fábio cuida do trabalho de pernas, abdominais, equilíbrio e uma pitada de treino funcional, nas quartas e sextas-feiras meu treinador Luciano fica responsável pelos trabalhos de musculação com as demais partes do corpo além do treino funcional no tatame, que envolve corrida, caminhada, agachamento, treino de coordenação com auxílio da bola de jogar, saltos, polichinelos e abdominais.
Isso caracteriza um treino básico de aerobiose e força, visando exatamente o meu objetivo: construção muscular, perda de peso e melhorias de equilíbrio, coordenação motora e condicionamento físico.
Juntas, ambas as propostas se complementam e o trabalho realizado pelos meus treinadores tem trazido importantes resultados. Os treinos de força garantem a construção muscular, a parte funcional melhora o equilíbrio e coordenação e a parte aeróbica proporciona a perda ou manutenção do peso.
O treino funcional no tatame organizado pelo meu treinador Luciano, por exemplo, está gerando notáveis melhorias no referente aos aspectos acima citados. A parte do treino onde eu devo caminhar no tatame lançando e pegando a bola no ar é um excelente exercício que estimula a questão motora, melhorando a coordenação.
Aspectos de direcionamento também são importantes e muito trabalhados durante as caminhadas e corridas no tatame. Noções de linha reta, lateral, diagonal e das diversas direções serão fundamentais, sobretudo na hora de desfilar na passarela, onde o mínimo erro no trajeto pode provocar um inesquecível tombo.
A respeito dos treinos com auxílio da bola de jogar, vale dizer que levei minha bola adaptada com guizo e a experiência está dando super certo!
Nessas últimas semanas anteriores ao recesso da Studio, além das perceptíveis melhorias do treino funcional já citado, vale destacar também o início de um treinamento de exercícios no TRX (fita portátil suspensa que utiliza o peso corporal para a execução dos movimentos), coordenado pelo meu treinador Fábio.
A idéia é executar exercícios normais, porém suspensa pela fita. Devido à suspensão o exercício se torna mais puxado, favorecendo o trabalho de grupos musculares em relação aos músculos isolados.
Por enquanto estou gostando do treinamento no TRX! Aguardemos e vejamos se os resultados serão tão bons como se espera, mas eu acho que sim!
Outra novidade rescente é o fato de que ganhei um patrocínio maternal que promete contribuir muito para os resultados do treinamento, o whey protein, que comecei a utilizar há aproximadamente duas semanas.
O whey protein é a proteína do soro do leite, encontrada no mercado sob três formas: concentrada, isolada e hidrolisada.
Na primeira pode haver uma quantidade determinada de carboidratos, lactose e outras substâncias, enquanto as duas últimas passam por processos de purificação que resultam em uma proteína de qualidade significativamente superior. A forma isolada do produto contém 90% de proteína pura e na forma hidrolisada esse valor aumenta para 95% ou mais.
Pois bem, no meu caso, escolhi a whey protein isolada, livre de carboidratos e lactose. O produto é tomado logo após o treino e ajuda na recuperação e construção muscular, podendo atuar também na substituição de massa gorda por massa magra.
Pode oferecer riscos à saúde se a quantidade de sódio for elevada, por isso é importante a atenção: quanto menos sódio, melhor!
Mas, é sempre aconselhável consultar um médico, enfim.
O fato é que estou utilizando a whey e já notei alguns benefícios.
O resultado da aliança entre a whey, os treinos e a dieta mostra-se promissor e isso me deixa bastante animada.
Ainda, vale falar do copo de shake que ganhei de presente de natal do meu amigo Julian. O recipiente será muito útil para preparar o whey e a parte mais bacana é que possui as medidas em relevo, permitindo que eu calcule a quantidade indicada de 200 ml de água para 30 gramas do produto.
E no último dia antes do recesso uma surpresa: novo peso!
Em nova pesagem realizada no último dia 22 de dezembro foi verificado que o meu peso atual passou para 55.3 quilos, 4.200 a menos que em outubro, quando segundo dados da última avaliação física realizada e publicada neste blog eu contava com 59.5 quilos.
Mais do que muito feliz, o novo peso me deixou extremamente satisfeita! É muito bom ver os resultados efetivos da combinação treinos/dieta, principalmente no tocante à dieta, pois sem os cuidados severos que estou tendo com a alimentação os treinos por si só não bastariam.
A dieta é regrada e o próximo post do blog tratará dela, conforme venho prometendo aos meus leitores há algum tempo.
A respeito dos treinos autônomos de dança, eles também continuam com toda força e foram enrriquecidos com aquecimento e abdominais, além do alongamento final para evitar lesões.
Nesse ponto sobre o alongamento faço uma rápida observação: tenho treinado muito, às vezes até 4 horas por dia, meu foco e disciplina são imensos e infindáveis, mas vale alertar a todos que é muito importante e extremamente necessário treinar com responsabilidade, superando limites, mas respeitando o organismo e eu sempre procuro fazer isso.
Já tive essa atitude antes, mas atualmente nunca treino sem me alimentar; na academia bebo muita água e nos treinos autônomos muito mais, a água é excencial para driblar a desidratação natural provocada pelo gasto de energia durante exercícios da intensidade dos que realizo em casa; no aquecimento e no treino de abdominais é importante respeitar o descanso entre séries, fundamental para recuperar o músculo, que deve ser de no mínimo 30 segundos, meu caso, mas poderá ser maior dependendo do tipo de treino; por fim, mas igualmente importante, nos treinos autônomos procuro comer algo leve após o encerramento, como uma barra de sereal ou uma fruta, sobretudo se o treino ocorrer entre 9 e 10 da manhã, considerando que o lanche das 10 é super importante para diminuir a fome na hora do almoço.
Observado isto, voltemos aos treinos autônomos de dança, que agora contam com o aquecimento e o treino abdominal, feito logo após a parte aeróbica.
Tenho treinado muito e nas últimas semanas os treinos autônomos acontecem todos os dias, à excessão dos sábados e domingos, geralmente dedicados a promoção do descanso e recuperação muscular. Disciplina é excencial para uma boa miss e isso envolve todos os aspectos, inclusive o descanso. Reservar um ou dois dias exclusivamente para o descanso muscular é fundamental para evitar as lesões e o fenômeno conhecido como overtraining.
O aquecimento acrescentado ao treino de dança pode acontecer de duas formas conforme segue e eu sempre procuro variar entre elas:
Aquecimento tipo 1: 3 séries de 20 polichinelos com 30 segundos de descanso entre séries+100 agachamentos sentada na bola de ginástica;
Aquecimento tipo 2: 4 minutos de corrida, divididos em 8 séries de 30 segundos com 30 segundos de descanso entre séries+1 minuto de polichinelos seguido por 30 segundos de descanso+100 agachamentos sentada na bola de ginástica.
O treino abdominal também é bem puxado e conta com 3 séries de 30 repetições de abdominais deitada na bola de ginástica+cirquito para afinar cintura, que envolve quatro tipos diferentes de abdominais. Já que o objetivo é reduzir as medidas da cintura estou caprichando!
Plano de exercícios do cirquito para afinar cintura: 20 tesourinhas+30 abdominais invertidos+30 abdominais apoiando a bola de ginástica aos tornoselos+30 segundos no abdominal do tipo prancha.
O cirquito é executado por três vezes, com 30 segundos de descanso ao fim de cada execução.
Depois de tudo isso é realizado o alongamento final, totalizando em média duas horas de treino.
Durante o período de recesso da academia os treinos autônomos já estão sendo intensificados. Essa semana teve treino todos os dias na minha casa porque os exercícios não podem parar! Quem tem foco tem tudo e disciplina é o segredo garantidor dos resultados efetivos do treinamento.
Sobre isso, aliás, vale dizer que a disciplina que tive na alimentação foi a grande responsável pela incrível marca dos novos - e muito bem-vindos - 55.3 quilos!
O objetivo agora é manter o peso e, se possível, ainda perder mais um quilinho, chegando enfim aos 54, mas se eu conseguir manter o peso atual já está ótimo! Entretanto, como me conheço bem, não duvido que com a determinação e o empenho que estou despendendo logo logo eu vou ter um quilo a menos.
Com a chegada das minhas férias do trabalho, os períodos de 20 de dezembro a 16 de janeiro e 26 de janeiro a 13 de fevereiro serão inteiramente dedicados aos treinos, onde se inclui o retorno ao treinamento de desfile, que deverá acontecer em breve.
No campo dos treinos de ordem mental, tenho recebido importantes orientações do meu treinador Diego além de ler muito sobre os mais diversos assuntos.
Uma dessas orientações, inclusive, diz respeito à maneira de desfilar na passarela.
Meu treinador acredita que eu posso inovar e desfilar com a bengala. No entanto, eu descordo desse posicionamento. Li algumas considerações sobre o uso da bengala em desfiles de passarela e todas concordam em afirmar que a bengala diminui a elegância da modelo na passarela, além de exaltar a deficiência visual, razões pelas quais recomenda-se que o desfile da modelo com deficiência visual seja guiado por outro(a) modelo.
É bem verdade que em desfiles fotográficos como os promovidos pela Kika de Castro, bengalas e órteses de todos os tipos e cores são bem-vindas e compõe o look ou um cenário incrível, atuando como peças-chave da composição e sem exaltar a deficiência, mas o mesmo não se aplica às passarelas e eu não creio que vá desfilar com a bengala.
Deixa a bengala para as fotos...
Concluindo esta atualização semanal dos treinos, evidencio a importância do trabalho realizado pela top trainer da equipe Vida De Miss, minha querida irmã Juliana Freitag que tem sido fundamental ao longo do processo de preparação. Sempre que possível minha treinadora realiza diversas formas de treinamento.
Nesse aspecto, ressalto que acho incrível a condução do treinamento, sobretudo porque muito embora a minha irmã não tenha nenhum tipo de especialização na área de pessoas com deficiência percebo que ela entende muito mais do que se imagina. As danças e todos os treinos com ela são estimulantes e ela está sempre inovando, dificultando, desafiando os meus limites, me ensinando novos passos, novas técnicas, o que me deixa feliz e admirada com tamanha compreensão.
Na última sexta-feira (19 de dezembro) numa festa que fomos, por exemplo, ela fez um treinamento de dança -em plena festa-, onde pediu que eu caminhasse dançando até ela.
Esse é um excelente treinamento para aperfeiçoar a coordenação motora e ela sabe disso, mesmo sem qualquer estudo na área da Educação Física ou das pessoas com deficiência.
Enquanto perdurar o recesso da academia seguirei com os treinos de dança 5 vezes por semana, intensificando todos os aspectos do treinamento durante o período de férias, onde a minha dedicação será total e exclusiva para esse fim.
E no dia cinco de janeiro estou devolta a Studio!
Assim finaliso mais uma edição do Diário Da Miss com todas as novidades!
Forte abraço a todos,
Taís da Rocha - Miss Aspirante

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário