sábado, 6 de dezembro de 2014

Aplicativos De Fitness: Como Funcionam?

Olá amigos do Vida De Miss!
Conforme referido na atualização do Diário Da Miss, hoje venho compartilhar com vocês os conhecimentos que adquiri nos aplicativos de fitness para android que estou utilizando como um método fácil e prático de auxílio no controle da dieta e dos treinamentos.
Muito embora esse não seja um blog sobre android, os aplicativos de fitness são bastante úteis e acessíveis e, por acreditar que o que eu descobri pode ajudar mais pessoas, decidi passar adiante esse conhecimento.
Assim, neste tutorial por mim desenvolvido explicarei as principais funcionalidades das ferramentas que estou utilizando e como esses aplicativos podem contribuir significativamente para manter o controle da alimentação e dos exercícios.
Este tutorial objetiva difundir o que aprendi utilizando alguns aplicativos de fitness para android com o fim de informar as pessoas sobre a acessibilidade desses aplicativos para que assim como eu elas também possam usufruir dos benefícios proporcionados pelos apps. O tutorial visa informar e ajudar e eu espero que possa ser útil para muitas pessoas!
--->>
Sumário esquematizado
1. Introdução
2. PRINCIPAIS APLICATIVOS DE FITNESS
2.1. Tecnonutri Gestor De Alimentos - Tecnonutri Digital
2.1.1. Minha experiência: acessibilidade para os deficientes visuais
2.2. Contador De Calorias: Aprimorando A Experiência Na Gestão De Alimentos E Treinos - MyFitness Pal INC
2.3. IMapMyFITNESS + de Fitness App: Otimizando A Experiência No Controle De Treinos - Mapmyfitness INC
2.3.1. Associando Os Aplicativos: Experiência Completa e Resultado Garantido!
2.4. Google Fit: a aposta do robô para superar a maçã - Google INC
3. Conclusão
--->>
1. INTRODUÇÃO
Alimentar-se bem, beber dois litros de água diariamente e praticar exercícios físicos são alguns exemplos de hábitos que garantem uma vida saudável e de qualidade. A má alimentação, aliada ao sedentarismo e ao stress são os principais responsáveis pela obesidade e por doenças crônicas que causam sérios riscos à saúde de quem possui tais características.
A maioria das pessoas sabe disso, mas, muitas vezes, a correria estressante do dia-a-dia contribui para a adoção de hábitos alimentares menos saudáveis e a má alimentação se reflete na qualidade de vida.
Nesses tempos modernos onde tempo é dinheiro, muitas pessoas descuidam-se da alimentação e, junto a esse descuido surge a falta de exercícios físicos regulares.
As desculpas para não praticar uma atividade física são as mais diversas, desde a falta de tempo, o cansaço após um dia de trabalho, a falta de gosto por exercícios, entre tantos outros pretextos.
Todavia, infelizmente muitos não dão importância aos riscos que esse conjunto de atitudes erradas oferece para a saúde e na vida em geral.
Eu mesma fui gordinha durante toda a infância e até os 18 anos.
Já fiz parte desse grupo e fazia pouco caso do perigo até presenciar o desenlace do meu pai em condições muito tristes. Fiz todas as dietas e nada funcionou, eu sempre voltava a engordar. Só aprendi noções de vida saudável depois da cirurgia bariátrica, quando mudei radicalmente o meu estilo de vida! Hoje sou uma pessoa melhor e muito mais feliz.
Devolta ao tutorial, neste contexto da vida moderna e agitada os aplicativos de fitness para android e IOS surgem como uma solução prática para auxiliar quem quer emagrecer e não tem tempo para a academia.
Desculpa para não fazer? Agora não tem mais! Com o advento dos aplicativos de fitness para android e IOS esses problemas acabaram.
Que tal abandonar a preguiça e praticar exercícios sem sair de casa? Essa é a proposta dos aplicativos de fitness para android e IOS. Há uma grande variedade desses apps para download na playstore ou na Apple Store. Eles podem ser baixados em tablets e smartphones com sistema operacional android ou IOS e muitos estão disponíveis gratuitamente.
Tão grande quanto a variedade de aplicativos disponíveis é a infinidade de recursos que eles podem oferecer aos seus usuários: treinos prontos, registro da alimentação e dos treinos, gravação dos treinos em tempo real conforme os sensores do dispositivo, registro do consumo diário de água e lembretes de alimentação, entre tantos outros que variam de acordo com o aplicativo utilizado para o objetivo que se busca. Proporcionando uma experiência bastante interessante para os usuários, os apps de fitness constituem poderosas ferramentas de auxílio para a adoção de hábitos alimentares saudáveis e dão aquele “impulso que faltava” para iniciar uma atividade física, ajudando a manter um controle do treinamento.
2. PRINCIPAIS APLICATIVOS DE FITNESS
Após compreender o surgimento dos aplicativos de fitness e os diversos recursos que eles podem oferecer aos usuários, é chegada a hora de explorar os aplicativos específicos a ser explicados neste tutorial, desenvolvido com base nos apps que utilizo como minhas ferramentas de auxílio no treinamento da miss, assim listados: Tecnonutri,Ccontador De Calorias, Map My Fitness e Google Fit. Vale ressaltar que a acessibilidade para os deficientes visuais é boa em todos os aplicativos, exceto no tecnonutri para android. Além disso, todos os aplicativos citados no tutorial podem ser encontrados gratuitamente para download na playstore.
Aos que tem Iphone, o tecnonutri possui versão para IOS, mas sugiro que verifiquem quanto aos demais apps, pois não tenho exata certeza sobre a existência ou não de versões para Iphone.
Então, vamos às especificidades de cada aplicativo!
2.1. Tecnonutri Gestor De Alimentos - Tecnonutri Digital
O tecnonutri é um gestor alimentar de fácil utilização. Sua função é registrar as quantidades de água e alimentos consumidos durante o dia. Ao criar um perfil no tecnonutri você registra seus dados pessoais como nome, peso, altura, IMC, etc. É possível também utilizar a conta do facebook para o perfil.
Com base nos seus dados, o aplicativo calcula uma dieta ideal e a partir daí você registra no diário todos os alimentos consumidos e as respectivas quantidades, aplicando o mesmo procedimento ao consumo de água. Você pode procurar os alimentos na base de dados do tecnonutri, que fornece uma tabela nutricional com milhares deles. Basicamente, o tecnonutri atua como um gestor auxiliar da dieta - e tem somente esta função-. Totalmente configurável, é um aplicativo simples e eficaz. Cumpre a proposta que apresenta, sendo uma boa opção para quem procura somente um bom gestor de alimentos.
Uma característica interessante do aplicativo é a opção de configurar os lembretes. Você configura os horários desejados e é notificado para não perder nenhuma refeição! E o que acho ainda mais legal é que ele também fornece lembretes para o usuário ficar esperto e beber água!
Não tem erro! Seguindo as orientações do tecnonutri o usuário certamente conseguirá o peso desejado. É uma excelente escolha para quem busca um gestor de alimentos bem completo, simples e funcional.
2.1.1. Minha experiência: acessibilidade para os deficientes visuais
Utilizei o tecnonutri quando eu ainda estava com o Iphone 4. No IOS a experiência com o app é a melhor possível. Para os deficientes visuais que tem iphone e desejarem baixar, super recomendo, é um aplicativo simples e a acessibilidade no IOS é perfeita!
Entretanto, o mesmo não se pode afirmar quanto a versão do aplicativo para android.
Como no Iphone o tecnonutri era para mim um aplicativo muito útil e eu realmente gostava do gestor, naturalmente busquei instalá-lo em meu android, mas alerto os deficientes visuais que infelizmente a versão para android não é acessível. Não é possível efetuar loggin pela conta do facebook porque o aplicativo do facebook para android mostra uma tela em modo visualização da web que o talkback não lê e, da mesma forma, não é possível criar um perfil pelo próprio aplicativo porque o talkback deixa a desejar na leitura das informações requeridas, então não vale apena. Desinstalei.
Uma pena... É um bom aplicativo, porém é inacessível para os deficientes visuais na versão para android.
Concluindo, resta comprovada a eficácia e a simplicidade do tecnonutri, bem como as funcionalidades dos recursos que apresenta, faltando porém uma ação dos desenvolvedores que possa melhorar a compatibilidade do aplicativo com o talkback.
2.2. Contador De Calorias: Aprimorando A Experiência Na Gestão De Alimentos E Treinos - MyFitness Pal INC
Diante da inacessibilidade da versão do Tecnonutri para android fui em busca de um aplicativo que oferecesse as mesmas funcionalidades e fosse compatível com o talkback.
Nessa procura eu acabei encontrando o Contador De Calorias um aplicativo semelhante ao tecnonutri, porém mais completo e que apresenta boa compatibilidade com o talkback!
O Contador De Calorias é um aplicativo que possibilita uma experiência mais aprimorada aos seus usuários. Um detalhe importante que merece destaque e deve ser observado é a necessidade de criar uma conta no servidor do myfitnesspal, pois todos os dados do aplicativo são salvos também online para garantir que o usuário nunca perca os seus dados! A criação da conta é fácil e rápida, podendo ser realizada de forma simples dentro do próprio aplicativo.
Com funcionamento similar ao tecnonutri, no Contador De Calorias o usuário também registra seus dados e cria um perfil. Vale dizer que após criada a conta no myfitnesspal é possível conectar o aplicativo ao facebook, utilizando a conta do face como perfil.
O grande diferencial do Contador De Calorias em relação ao tecnonutri é que além de ser uma excelente opção na gestão alimentar ele também permite o registro de treinos e a criação de metas!
Exemplo de meta: perder 4 quilos em x tempo.
Como gestor de alimentos, o Contador De Calorias possui uma grande variedade de alimentos no banco de dados. É possível pesquisar os alimentos no banco de dados, criar seus próprios alimentos ou ainda registrar alimentos tirando uma foto do código de barras. O app também oferece a opção de salvar as refeições mais frequentes para utilizá-las quando desejado e permite a criação de receitas.
No mesmo método do Tecnonutri, aqui também há o diário onde o usuário registra os alimentos consumidos em cada refeição do dia e os exercícios realizados no treino, além do consumo de água. Nesse aspecto há uma desvantagem em relação ao tecnonutri, pois enquanto neste é possível registrar o consumo de água por ml, no Contador De Calorias só é possível efetuar o registro por quantidade de copos.
O aplicativo também mostra as calorias presentes em cada alimento registrado e calcula o total de calorias diárias consumidas, associando-a com a quantidade de exercícios físicos registrados pelo usuário neste dia.
É possível visualizar todos esses dados na página inicial, além do saudo que restará - ou não - dependendo da razão calorias consumidas x calorias queimadas.
O registro dos treinos no diário funciona de maneira similar ao dos alimentos. Do mesmo modo, aqui também há um banco de dados com listas de exercícios que podem ser cardiovasculares ou de fortalecimento, sendo também admitida a personalização dos treinos com os seus próprios exercícios, que podem ser criados rapidamente preenchendo algumas informações simples sobre o novo exercício.
No banco de dados, cada um dos grupos (cardiovasculares e de fortalecimento) possui uma lista com diferentes tipos de atividade como caminhada, corrida, abdominais, etc e é possível criar novos exercícios em ambas as categorias.
Ao selecionar os exercícios o aplicativo indica as calorias queimadas em cada um e calcula o valor total gasto no treino, em um processo semelhante ao que ocorre no cálculo das calorias consumidas.
Os dados numéricos sobre as quantidades de calorias consumidas e gastas podem ser facilmente visualizados na página inicial do aplicativo, que indica também ao longo do dia a quantidade de calorias que faltam para completar o máximo permitido pela dieta ou a quantia excedente se o usuário já ultrapassou os limites calóricos permitidos.
Além do diário o Contador De Calorias conta também com a guia nutrição, onde está disponível a tabela nutricional de todos os alimentos que são registrados no diário com todas as informações relativas ao valor nutricional da porção alimentar como, por exemplo, a quantidade de proteínas e carboidratos, além de conter informações relevantes sobre diversos componentes, como vitaminas e minerais. Neste ponto vale ressaltar que no caso dos alimentos criados a tabela nutricional só estará disponível se o usuário adicionar os nutrientes no momento que está criando o novo alimento.
Na guia Metas, como o próprio nome identifica, é possível configurar os objetivos que se esperam com a dieta e o treinamento. Estes dados ficam registrados e podem ser acessados nesta cessão, sendo também facilmente alteráveis de acordo com as novas necessidades do usuário.
Vale apena informar sobre as metas disponibilizadas nesta guia.
Assim sendo, ficam disponíveis para acesso na guia metas os seguintes dados:
* Metas de perda de peso: Inclui dados relativos ao peso atual, peso desejado e a meta de perda de peso por semana;
* Metas de nutrição: De acordo com a dieta, estes dados referem-se à quantidade diária que deve ser consumida de cada um dos nutrientes;
* Nível de atividade: Com base nos dados do perfil do usuário, informa sobre o nível de atividade (moderado, ativo, etc);
* Metas de condicionamento físico: Informa a quantidade de calorias queimadas por semana, o número de treinos semanais e o total de minutos por treino.
Conforme já referido, na página inicial é possível visualizar os dados relativos às proporções de calorias consumidas e gastas, além de mostrar um feed de atividade onde é fácil acompanhar o histórico de todas as atividades físicas realizadas. O feed de atividade é simples e prático e se assemelha a linha do tempo do facebook, registrando os treinos físicos como atualizações de status que podem ser compartilhadas no facebook se o aplicativo estiver associado ao mesmo.
Na guia minhas receitas e alimentos, tal como o nome igualmente indica, ficam registradas todas as receitas e alimentos criados pelo usuário.
A guia progresso fornece o acompanhamento dos avanços do usuário em direção a meta que deseja alcançar, como por exemplo perda de peso, mas para que ela esteja sempre atualizada é importante que o usuário atualize os dados do perfil à medida que conquistar resultados!
De maneira similar ao tecnonutri, o Contador De Calorias também permite a criação de lembretes, porém diferentemente do primeiro, aqui as notificações só serão recebidas se não for registrada nenhuma refeição até determinado horário que pode ser configurado pelo usuário. Parece óbvio, mas todos os lembretes configurados pelo usuário ficam salvos na guia lembretes.
Por fim, porém não menos importante, o aplicativo conta com as guias configurações e ajuda, onde é possível modificar os parâmetros do app ou obter auxílio sobre a sua utilização. Vale destacar que o aplicativo contador de calorias permite a associação com o servidor do map my fitness e os serviços podem ser facilmente interligados acessando a guiaAplicativos E Aparelhos. A interação entre os dois serviços fornece uma experiência praticamente perfeita na gestão dos treinos, como será detalhado mais adiante.
Concluindo este tópico, cabe ressaltar que o contador de calorias é uma excelente opção para quem procura um bom gestor de alimentação e de treinos, auxiliando em todos os aspectos necessários a uma vida saudável. O aplicativo proporciona uma experiência agradável aos seus usuários.
Reforço que a minha experiência com o contador de calorias para android é excelente e o app é totalmente acessível aos deficientes visuais!
Quanto a compatibilidade com o talkback, o único problema que encontrei foi na guia "meu perfil", onde se apresenta uma tela em modo visualização da web que o talkback encontra dificuldade para ler, mas isso não impede que os deficientes visuais possam utilizar tranquilamente tudo de bom que o app oferece. Para quem quiser experimentar, super recomendo! Excelente gestor de fitness e alimentação. Download Gratuito Do Contador De Calorias Na Playstore 2.3. IMapMyFITNESS + de Fitness App: Otimizando A Experiência No Controle De Treinos - Mapmyfitness INC
O IMapMyFITNESS + de Fitness App está disponível para download na playstore com esse nome, mas depois de instalado adquire o nome da plataforma do fabricante, sendo encontrado na lista de aplicativos do smartphone ou tablet como Map My Fitness. Na minha opinião, esta é uma das mais poderosas ferramentas gratuitas na gestão de treinos. Fácil de usar e compatível com o talkback na versão para android, o Map My Fitness surpreende pela abrangência e versatilidade, uma vez que envolve diferentes grupos de atividade física oferecendo várias opções de exercícios em cada grupo, o que dispensa a necessidade de instalar um aplicativo específico para cada tipo de atividade como ocorre, por exemplo, para quem usa outro famoso app, o Runtastic Para Android
No Map My Fitness é possível gravar os treinos em tempo real utilizando o GPS e os sensores do dispositivo para rastrear os movimentos. Ele também oferece fidback de voz durante a gravação indicando tempo, distância e calorias queimadas. Para gravar, basta tocar no botão registrar um treino, selecionar o tipo de exercício que será executado e tocar em iniciar gravação. Para finalisar o processo basta deslisar para o lado, mas alerto os deficientes visuais que esse é um dos únicos procedimentos um pouco inacessíveis. Eu pelo menos não consigo deslisar o dedo no lugar indicado, mas procuro um olho amigo e fica tudo certo!
Depois de salvar o treino todos os dados ficam disponíveis e é possível compartilhar a atividade no facebook se ambas as contas estiverem associadas interagindo entre si.
Além da gravação dos treinos, o Map My Fitness permite também o registro manual das malhações pelo botão “Registrar Malhação” e os dados ficam disponíveis na cessão “malhações”, que pode ser acessada tocando no botão de mesmo nome.
O botão “Feed De Atividade” tem a mesma função do recurso no contador de calorias e funciona exatamente do mesmo modo que já foi explicado no tópico anterior, razão pela qual não vou me alongar quanto a ele, já que as funcionalidades do recurso já foram devidamente exploradas e igualmente detalhadas nas considerações acerca do Contador De Calorias.
O map my fitness também pode interagir com aparelhos externos que estejam conectados ao dispositivo via bluetout como, por exemplo, monitores de frequência cardíaca e os também já famosos smartwatchs ou relógios inteligentes. Esse é, na minha opinião, um diferencial bastante interessante do map my fitness em relação a outros apps da categoria.
Pelo botão “rastreamento de atividade” é possível verificar se há amigos se exercitando no momento!
Com as funções de compartilhamento, amigos e feed de atividade, além de serem excelentes na gestão alimentar e de treinamento, auxiliando na dieta e nos exercícios físicos,o contador de calorias e o map my fitness possuem características que os definem como redes sociais, unindo pessoas com objetivos semelhantes.
O botão “Rotas” é o único que no meu treinamento não tem nenhuma utilidade.
Opcionalmente, o Map My Fitness pode ser usado como gestor de alimentos, mas essa não é a sua principal função. Ele até possui os botões “Nutrição” e “Registrar Alimento” com funções idênticas as do contador de calorias, mas não é recomendável devido às telas em modo visualização da web. Ao contrário do que acontecia com o aplicativo anterior, aqui o talkback lê as telas, mas eu particularmente prefiro e recomendo aos possíveis usuários deficientes visuais o uso combinado dos dois apps por uma questão prática e pela melhor acessibilidade.
Associados, ambos os aplicativos interagem proporcionando ao usuário a mais perfeita, completa e agradável experiência em gestão física e alimentar.
2.3.1. Associando Os Aplicativos : Experiência Completa e Resultado Garantido!
Como já referi várias vezes neste artigo, as plataformas do Map My Fitness e do Contador De Calorias podem ser interligadas e interagem entre si, fornecendo ao usuário uma experiência completa e extremamente satisfatória na gestão de alimentos e exercícios.
A combinação dos apps é a forma que utilizo e recomendo para obter os melhores resultados.
Conectar o Contador de calorias ao Map My Fitness é simples, fácil e rápido.
Para associar os apps, acompanhe os seguintes passos:
• Instale os dois aplicativos no seu dispositivo, crie a sua conta nos servidores e o seu perfil e associe os apps com o facebook (este último é opcional);
• Com os dois aplicativos instalados, perfis e contas devidamente criados, abra o contador de calorias, encontrado no dispositivo pelo nome da fabricante (myfitnesspal);
• Dentro do aplicativo, toque no botão “Abrir gaveta De Navegação”. Em seguida, acesse a guia “Aplicativos E Aparelhos” e selecione Map My Fitness.
Pronto! Os apps estarão associados! Simples, não?
OBS: Já faz algum tempo que realizei o procedimento e por isso não recordo se o app pede alguma confirmação para associar, mas em geral é isso. Caso apareça alguma mensagem pedindo confirmação basta aceitar!
Finalisando as considerações sobre o Map My Fitness, reforço que o app é gratuito, acessível e pode ser utilizado tranquilamente por deficientes visuais. Download Gratuito Do IMapMyFITNESS + de Fitness App Na Playstore 2.4. Google Fit: a aposta do robô para superar a maçã - Google INC
Não por acaso que este é o último aplicativo da lista pois, de todos os citados no tutorial, o Google fit é o mais primitivo e limitado.
O Google Fit é o mais rescente lançamento da Google na categoria de saúde e condicionamento físico, surgindo como a grande aposta da empresa para superar a sua maior concorrente, Apple, que já possui um sistema evoluído, capaz de sincronizar todos os dados de saúde e atividade física em um só lugar através do acesso às informações dos aplicativos de terceiros que o usuário utiliza com frequência no dia-a-dia.
Diferentemente do sistema da Apple que coleta as informações de aplicativos de terceiros, aqui a situação se opõe: os aplicativos de terceiros se conectam ao Google fit. Para concretizar essa ideia, cada vez mais os fabricantes desenvolvem seus aplicativos afim de permitir a associação com o Google fit.
A proposta é boa: fornecer todos os dados de saúde, incluindo até mesmo os dados médicos; tudo ficaria disponível em um só lugar. Entretanto, por se tratar de um aplicativo relativamente rescente (lançado pela Google em 13 de novembro de 2014), o Google fit ainda dá seus primeiros passos no mundo dos apps de fitness e se mostra longe de alcansar concorrentes como os apps dos quais tratei em itens anteriores.
Atualmente e pelos poucos recursos que oferece o Google fit não tem muita utilidade no meu treinamento, mas mesmo assim estou testando, então passemos às minhas considerações sobre o app:
Em geral o Google fit é um aplicativo simples, primitivo e pobre de recursos. Ele permite adicionar peso e criar metas, mas delas fornece tão somente os dados de tempo além de contemplar poucos tipos de atividade física.
O Google fit rastrea os passos do usuário o tempo todo utilizando o GPS do aparelho. Na página inicial é possível visualizar o tempo de caminhada do dia.
Tocando no botão “Mais Opções” se apresenta um menu com 4 guias, quais sejam: adicionar seu peso, adicionar atividade, configurações e ajuda e feedback.
A guia adicionar atividade permite apenas as opções caminhada, corrida, bicicleta e outra. No momento de adicionar a atividade são requeridos apenas os dados relativos ao horário de início e tempo de duração. Na versão atual do Google fit essas são as únicas funcionalidades ofertadas.
Como se pode perceber, o Google fit é um aplicativo que tem uma boa proposta, mas ainda se apresenta pouco útil e inegavelmente pobre em recursos, o que eu acredito será superado ao longo do seu desenvolvimento conforme surjam novas atualizações do aplicativo.
O Google fit está incluído na atualização número 6.1.11, a versão mais rescente do Google play services. O app é totalmente compatível com o talkback e, até o momento, não há qualquer barreira que impeça a sua utilização por usuários deficientes visuais, logo a acessibilidade está garantida!
Cumpre ressaltar que dos aplicativos tratados neste tutorial o map my fitness já foi atualizado de modo a permitir a associação com o Google fit. O mesmo não se aplica ao contador de calorias, que ainda espera por uma nova atualização do fabricante.
Apesar de ser pouco útil, para quem quiser testar eu recomendo.
O Google fit é gratuito e o download pode ser efetuado na playstore Clicando Aqui 3. Conclusão
Finalisada a fase de elaboração do presente artigo concluiu-se, após desmembrar as especificidades individuais de cada app, que os aplicativos de fitness são poderosas ferramentas de gestão e controle da alimentação e dos treinamentos, atuando como auxiliares da dieta e dos exercícios. Assim, os aplicativos contribuem para a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis além de insentivar a prática de atividades físicas regularmente. Verificou-se também que ter uma alimentação equilibrada e praticar uma atividade física são ações necessárias à saúde afim de evitar a obesidade e os riscos oferecidos por uma má qualidade de vida. Nesse sentido, como também foi amplamente tratado, os aplicativos de fitness são uma ótima opção tanto aos que não tem tempo para frequentar uma academia como a aqueles que já possuem um treino e procuram essas ferramentas com o único objetivo de manter um controle geral das atividades praticadas.
Constatou-se ainda que a acessibilidade para os deficientes visuais é boa em quase todos os aplicativos, exceto no que se refere ao tecnonutri para android, logo o direito a acessibilidade não está somente sendo respeitado, como também constitui-se em uma garantia cumprida pela maioria dos desenvolvedores, demonstrando a preocupação das empresas fabricantes em consolidar o direito a acessibilidade como prioritário na elaboração dos seus produtos. Espera-se, contudo, que os desenvolvedores do tecnonutri para android tenham essa mesma sensibilidade tornando o aplicativo acessível para todos, afinal estamos falando de um bom gestor de alimentos - completo, simples e funcional.
Bom galera, no momento era isso! O tutorial ficou extenso, mas espero poder esclarecer dúvidas e ajudar a todos que dele precisarem! Muito obrigada a todos que pacientemente leram até o final!
Gostaram do artigo? Não gostaram? Eu quero saber!
Fiquem à vontade para deixar seus comentários ou entrar em contato comigo clicando Aqui
Um forte abraço a todos!
Taís da Rocha - Miss Aspirante

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário